5 Dicas para você se preparar para a prova de inglês do Enem

estudar-ingles-enem

A prova de inglês do Enem não é somente sobre regras de gramática e o básico do vocabulário. O objetivo da prova de língua inglesa é testar se o candidato sabe entender e interpretar os textos.

Acontece que o MEC quer saber qual a capacidade dos alunos em ler e interpretar os textos corretamente, além de testar sua capacidade de raciocínio em outra língua. Por isso, aquelas questões clássicas e simples, abordando apenas o uso do passado imperfeito, ou como se escreve determinada palavra, raramente vão aparecer.

 

Abaixo, vamos listar dicas de como se preparar para a prova de inglês do Enem:

1 – Leia textos jornalísticos

Nas últimas provas do Enem foi usado com frequência textos jornalísticos, como de sites, revistas e jornais. Por isso, pratique esse tipo de leitura.

Sabemos que dificilmente iremos comprar um jornal ou revista em inglês, porém, esse conteúdo pode ser encontrado na internet. Mas preste atenção para os sites, procure aqueles confiáveis.

Ao ler, é importante compreender o título e o subtítulo, pois ficará bem mais fácil de entender o texto completo, e, além disso, a mensagem é passada em poucas palavras no título e no subtítulo.

 

2 – Poemas

Recentemente, o Enem utilizou poemas na prova de inglês e pediu que os candidatos identificassem qual a mensagem o autor queria passar nos versos finais de um poema.

Os poemas, geralmente, possuem um vocabulário mais requintado e vão exigir mais conhecimento do aluno. Procure alguns poemas famosos, e tente identificar as palavras e os sentidos que não são familiares para você.

 

3 – Atualidades

As questões vão abordar temas atuais de interesse social, político, econômico e cultural. Sabemos que estar antenado no Brasil e no mundo faz parte do preparo para o Enem, porém, na prova de inglês será analisado se você é capaz de entender o contexto em outra língua.

 

4 – Gramática

Mesmo que nas últimas provas tenha caído poucas questões sobre gramática, é importante que você saiba ler e escrever corretamente, respeitando todas as normas e regras.

Tenha cuidado com os Falsos Cognatos. Os falsos cognatos são as palavras que parecem em inglês que têm semelhança com as palavras em português, mas apresentam um sentido diferente.

 

5 – Tirinhas

Charges e tirinhas também são usados com frequência para medir a capacidade interpretativa dos alunos. Esse tipo de questão geralmente pede que o aluno mostre ter entendido a piada e encontre uma alternativa que a explica, o que pode gerar confusão na interpretação entre humor e crítica.

É fundamental prestar tanta atenção aos diálogos quanto ao desenho, pois os elementos gráficos dão o tom adequado para entender a situação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s